Personalidades

Conhecido por sua capacidade multifucional Godofredo Guedes era músico instrumentista, fabricava instrumentos, compositor e artista plástico. Godofredo nasceu em Riacho de Santana e seu instrumento musical preferido era a clarineta e com ela compôs diversas músicas como o chorinho “Cantar”, gravado por Beto Guedes (Seu Filho), Paulinho Pedra Azul, Paula Toller (Kid Abelha) e Caetano Veloso. Autor de quase 100 músicas, Godofredo Guedes, era um compositor dos mais inspirados e sensíveis que a música popular brasileira registrou.

Antonio Pereira da Silva Moacyr, conhecido por Pereira Moacyr, nasceu em Riacho de Santana na comunidade denominada Botuquara, homem de saber extraordinário, alcançou os mais cobiçados cargos desse País; além de médico, o ilustre foi Presidente do Extinto Instituto do Cacau, assumiu, também, a Presidência da Bolsa de Mercadorias (Atual Bolsa de Valores). No Cenário Politico, Pereira Moacyr representou a Bahia como membro do Congresso Nacional, onde exerceu o cargo de Deputado Federal nos períodos de 1924 à 1926 e 1927 à 1930; alcançou o topo de sua carreira Politica ao assumir o cargo de Senador da Republica Federativa do Brasil no período de 1947 à 1951, período Legislativo da Terceira Républica.

Daldice Maria de Santana de Almeida, uma pessoa simples, filha de um vaqueiro e de umadona de casa, nascida em Riacho de Santana, conseguiu formar-se em direito, passar no concurso para juiz de direito e recentemente alcançou o cargo de Desembargadora Federal do TRF.
 
Marco Haurélio (Riacho de Santana, Bahia, 5 de julho de 1974) é um cordelista, poeta, editor, professor e pesquisador do folclore brasileiro e da literatura de cordel. Possui dezenas de livros publicados, sendo um expoente pesquisador da cultura popular conhecido nacional e internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário